Porquê
um
Guia?
“Cada passo que dou no Pico,
é seguido por uma montanha de superação.”
Henry Simões - Lost in Pico
Muita emoção e divertimento é o que se procura nas viagens de aventura e atividades ao ar-livre, é o que esperamos quando se trata de subir ao ponto mais alto de Portugal, a montanha do Pico com 2351m.
O acompanhamento por um guia de montanha certificado para uma experiência de montanhismo, é sem dúvida uma decisão acertada para quem sobe o Pico pela primeira vez. Ficam aqui os pontos a ter em conta para a escolha de um guia.
Segurança Primeiro
Estar acompanhado por um guia formado para responder de imediato a imprevistos e acidentes que possam acontecer, é sem dúvida a principal razão da escolha de um guia certificado. O guia tem o conhecimento, a responsabilidade, a disponibilidade de equipamento e o saber das manobras de primeiros-socorros. Assegura também todas as comunicações e protocolos de intervenção rápida e adequada a possíveis emergências que possam surgir. Sem nunca esquecer que em situação de stress, o guia será sempre o pilar para manter a calma.
Preparação e logística
Uma preparação cuidada para subir a montanha do Pico, passa por ter um guia experiente na definição de equipamento, na recomendação de hidratação e alimentação, na avaliação das condições físicas de cada escalador e na calendarização da aventura. Esta é a base para assegurar o bem-estar e a superação do desafio. Estarás confiante mesmo antes da aventura iniciar.
Conhecimento do trilho
A escalada da montanha do Pico é feita em terreno novo para quem sobe pela primeira vez. O percurso é todo em escalada natural, rochoso e com gravilha solta, cada passo que o guia dá, será sempre na direção correta, sem hesitação nem dúvida, sem pisar vegetação, protegendo a natureza da montanha e assegurando sempre, mesmo nas piores condições de visibilidade, é seguido o caminho certo. Não seguir o trilho corretamente ou cortar caminho em curvas acentuadas, causa erosão do terreno e destrói o trilho. Além disso, caminhar fora do percurso, aumenta a possibilidade de sofrer uma lesão ou de se perder.
Conhecimento das previsões atmosféricas
Cada subida é sempre planeada detalhadamente com análise a várias fontes de previsões meteorológicas, contudo, o conhecimento empírico do dia-a-dia na montanha, supera qualquer modelo de previsão digital que se possa escolher. Um guia de montanha será sempre o melhor barómetro contigo.
Aumenta as tuas capacidades
Um guia ao teu lado, vai ensinar-te os truques e dicas de cada passo, aumentando as tuas capacidades e a tua confiança durante o trilho. Será mais fácil e com mais sabedoria que conseguirás superar a montanha.
História, cultura, Geologia e boa companhia
Imaginas o que podes aprender durante 8 horas? Com um guia ao teu lado, a montanha do Pico não será só um monte de lava, vai ser sim, um monte de conhecimento, de contos e histórias, com toda a cultura associada e com detalhes geológicos únicos nos Açores.